Localiza-se na região do umbigo e é o Chacra da propagação da espécie, portanto da reprodução. Como consequência lógica representa as relações afetivas no que concerne ao prazer sexual.
Este chacra é a sede dos medos, dos fantasmas e fantasias negativas vinculadas à sexualidade, e do comportamento para com o outro sexo.
Bloqueios no centro sexual frequentemente resultam em sintomas mentais, como medo da proximidade física (”Não me toque!”) e repugnância pelo corpo (”Sexo é para animais, os seres humanos nasceram para algo mais elevado!”), mania de limpeza, incompreensão (”Eu não entendo!”), uma mente muito centrada na razão (”Para que servem os sentimentos!”), ênfase excessiva a sentimentos impulsivos (”Para que refletir? Eu hajo por instinto!”), desordens rítmicas (”Não sei e não consigo dançar!”), isolamento ("Casamento e relacionamentos não me servem!”), frigidez, impotência, falta de apetite sexual (”Não preciso de sexo, não vejo o que os outros obtêm com ele!”), medo de cair (”Eu nunca saltaria de um trampolim!”).
A afirmação “ele não tem alegria de viver” resume a condição de um chacra sexual desordenado e bloqueios aqui frequentemente resultam em sintomas físicos como doenças relacionadas com os fluidos do corpo (laringe, saliva, bílis) ou com órgãos processadores desses líquidos (rins, bexiga, glândulas linfáticas).
Se os dois chacras da esfera “terra” (básico e umbilical) não estiverem abertos em todos os seus aspectos, os outros chacras não serão capazes de abrir-se completamente e funcionarão de um modo muito restrito. Esses temores podem prejudicar a experimentação do prazer material no sentido amplo e
o gozo pleno da vida.
No corpo, é direcionado para os órgãos reprodutivos; suas glândulas correspondentes são ovários na mulher, e testículos e próstata, no homem.
Ele concentra as qualidades que têm a ver com a sexualidade: curiosidade, busca criativa do prazer material, gosto pelas coisas belas, pelas artes, pelas emoções e, obviamente, as relações com outros indivíduos - amor sexual, abertura para coisas novas, relações afetivas, amorosas e sexuais.
Sua correta atividade nos permite amar a vida, fazendo com que seja mais prazerosa.
A cor desse chacra é laranja.
Nome Sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Mantra: Vam.
Localização: Abaixo do umbigo.
Cor: Laranja.
Elemento: Água.
Zodíaco: Caranguejo, Balança e Escorpião.
Planetas: Vénus, Marte, Mercúrio e Lua.
Massagem: Para as mulheres, no sentido horário e para os homens no sentido anti horário.
Funções: Força e vitalidade física.
Cristais: Âmbar, Aventurina, Carnélia e Coral.
Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.
Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário